TUBOS DE CONCRETO

A meia cana ou canaleta de concreto simples, não armada, é utilizada para o escoamento de águas pluviais em grandes áreas abertas que podem correr ao céu-aberto. Por ter ponta e bolsa, a meia cana de concreto, se encaixa perfeitamente, facilitando o processo de execução da obra.

MEDIDAS:

Meia Cana
300×1000 mm
400×1000 mm
500×1000 mm
600×1000 mm
800×1000 mm

DESCRIÇÃO:

Os tubos pré-moldados em concreto são peças circulares pré-moldadas em concreto, com encaixe tipo macho-fêmea ou ponta-bolsa, podendo ser armados ou não.

São utilizados dentro do setor de saneamento básico na condução de drenagem, esgoto sanitário ou efluentes industriais.

Estas peças são dimensionadas de acordo com a sua necessidade de vazão, especificidade (condução de água pluvial ou esgoto/efluentes) e resistência mecânica necessária (de acordo com a carga que atuará sobre a peça, sendo assim, quanto maior a resistência do produto, maior será o número de sua classificação. A Norma Técnica Brasileira que regulamenta sua fabricação: ABNT NBR 8890:2008 – “Tubos de concreto de seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaio” regula seu processo de fabricação e dimensionamento.

Segundo esta Norma, os tubos de concreto destinados a esgotamento sanitário devem ter obrigatoriamente junta elástica na intersecção das peças e possuir no mínimo 2,00m de comprimento útil. No caso da destinação para águas pluviais o uso de juntas elásticas é opcional, considerando que, a utilização destas garante uma maior estanqueidade do fluido conduzido no interior do tubo.

APLICAÇÃO:

PRINCIPAIS VANTAGENS:

  • Produtos Resistentes;
  • Grande Estoque;
  • Facilidade na logística de entrega;
  • Trata-se de um material rígido com sistemas de encaixe (ponta e bolsa ou macho e fêmea) que permitem a execução da obra de modo rápido, fácil e com custo reduzido.

 

Os tubos de concreto para drenagem pluvial são classificados em:

  • PS1 e PS2 (PS = Pluvial Simples)
  • PA1, PA2, PA3, PA4 (PA = Pluvial Armado)

A classificação serve tanto para tubos MF (macho e fêmea) como para tubos PB (ponta e bolsa).